segunda-feira, outubro 22, 2007

Títulos e guias 3-a educação do filho de João Fernandes e conclusão do guia

Capítulo nono - O filho de João Fernandes

"(...)Se o dedicar às grandes carreiras públicas, às altas posições sociais, à política, à dominação, ao governo, ensine-lhe, de pequenino, a intriga, a astúcia, o egoísmo, a doblez.

Faça-o forte e matreiro; rijo, mas safado.

Não despreze ninguém, para poder utilizar todo o mundo.

Aperte indiferentemente todas as mãos, para a direita e para a esquerda.

Ao passo que for subindo, vá sucessivamente inutilizando o degrau em que pôs o pé, para levar o menor número de gente atrás de si.

Mostre-se enfim a João Fernandes os belos exemplos: o êxito dos grandes devassos triunfantes, a ruidosa vitória dos embusteiros e dos co­bardes, ao lado da humildade obscura dos caracteres irreconciliáveis com a desonra, com a hipocrisia, vivendo no seu canto e imaginando-se felizes — felizes os mesquinhos! os miseráveis! — felizes por viverem no íntegro dever, na plenitude moral, na profunda afirmação da consciência!

Conclusão,

Se João Fernandes seguir à risca as instruções deste guia, ele chegará a tudo o que pretender; a todas as honras e a todas as dignidades sociais: à distinção, à elegância, ao espírito, à celebridade, ao triunfo, à glória. Será deputado, ministro, conselheiro de Estado, embaixador, par do Reino. Será finalmente tudo o que quiser...tudo com excepção desta só coisa, a mais difícil, mas também a mais inútil de ser:

Um homem de bem!"


Ramalho Ortigão, Do tamanco aos arminhos - Carta de guia”, As Farpas, Janeiro 1876, Círculo de Leitores, III volume, tomo V , Barcelos, 2007

Sem comentários: