domingo, junho 24, 2007

Qual a agenda do PSD? OU do PS? Ou de Cavaco? Ou do bloco central?

Lógica do PSD: Deixar Sócrates liquidar o Estado e disciplinar a contestação dos imediatos visados; impôr o código do Trabalho de Bagão Félix; impôr o RDM para calar os militares e o Regulamento Disciplinar dos Trabalhadores da Administração para calar os funcionários públicos.
Flexibilizar um pouco mais o despedimento.
Deixá-lo fingir que se moraliza a sociedade inteira com uma ou outra medida drástica que há muito poderia ter sido tomada para combater a fuga fiscal e um ou outro apito dourado para entreter a opinião pública.
Deixá-lo papaguear a retórica do ataque aos privilégios dos grupos profissionais seleccionados e dos "políticos". Deixá-lo fazer na prática o ataque cerrado aos primeiros deixando os segundos fora dos holofotes, numa boa.
Evitar qualquer crise de liderança no PSD pelo menos até às eleições, para que o PS possa ganhá-las de novo e acabar a obra.
Cimentar o bloco central.
Talvez por volta de 2012 após mudança de liderança em 2009 por desaire eleitoral, provocar eleições antecipadas e assaltar o poder ganhando eleições no pico de impopularidade e desgaste do PS.
Lógica do PS: eternizar-se no poder através do regime de terror, da propaganda nos media e do apoio do PR.

Disclaimer (agora tem que se fazer uma coisa assim parecida, aprendi no portugalprofundo mas a minha é diferente).
Tudo isto que acima escrevi, claro, me quer parecer no meu mundo ficcionado, não quer dizer que se refira a Portugal. Nem mesmo se confirma que o dono do IP se reveja neste conteúdo. Estamos no domínio da literatura, único lugar onde podemos ainda ter liberdade de expressão de opinião quanto a figuras públicas no poder.

Sem comentários: