sábado, junho 09, 2007

Bolsa de pontos

Quanto à bolsa de pontos, não podemos falar de cotações dado que o mercado está em regime de leilão- uma vez que cada comprador estará em posição de oferecer mais ou menos, consoante a sua situação financeira actual e o valor presente de todos os diferenciais de salários futuros que poderá perder, o ponto é arrematado à melhor proposta de preço. Ao que sabemos, a base de licitação é de 100 euros por ponto.
Há uma grande assimetria neste mercado, já que o vendedor nada perde se ceder o seu excesso enquanto que o custo de oportunidade é muito grande para quem compra. Do lado da procura, a competição é renhida , fazendo subir a cotação, embora, do lado da oferta haja quem queira dar pontos a preço zero- mas a procura prefere comprar, dado saber por experiência que aceitar ofertas se paga muito mais caro do que comprar os serviços.
Por outro lado, a fluidez do mercado encontra-se seriamente comprometida pelas dificuldades processuais associadas à transferência de pontos. Mais uma rigidez a liquidar pelo simplex, dado que o preenchimento e alteração por mútuo acordo de registos biográficos deve ser simplificado (como era usual fazer-se na UI, facilitando a vida a alunos e docentes).

Sem comentários: