sexta-feira, maio 25, 2007

Perfil: Mestre Eng. Mário Lino Soares Correia, o gracejador das obras e o Professor Doutor Eng. Nunes Correia, o curador do AMBIENTE

Do perfil de Mário Lino no Portal do Governo:
"Concluiu a parte escolar e foi aprovado no exame para obtenção do grau de Doutoramento em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Colorado (USA), em 1972"

O que quererá isto dizer? Que foi admitido na pré-selecção dos que queriam um dia vir a ter o grau de doutoramento na universidade do Colorado, mas nunca o obteve ? Hão-de concordar que é dúbio, muito dúbio. O colega deste senhor, colega de governo, do Colorado, de ISTécnico e de LNEC e sobretudo do cluster ÁGUA (não sei se também das lides sindicais, da Caminho e do Avante, mas cheira-me que não e não consta no portal) o Professor Doutor Francisco Carlos da Graça Nunes Correia, que tem a pasta do ambiente, tem o grau da mesma casa, no Colorado e tem mais.
Mas não estão em causa os curricula, apenas registar coincidências interessantes. E constatar que é pena que nenhum dos curricula (o do professor melhor que o do outro, claro está, apesar do registo na Ordem dos Eng.) é pena, dizia eu, que nenhum tenha produzido grande coisa no governo. O país e o ambiente, o território definido como de reserva ambiental, mesmo o território de domínio absoluto e reservado do Estado, leitos de rios, linhas de água, arribas e costas, tudo a saque, ao sabor dos interesses inconfessos da especulação OTÁRIA, ao sabor do mando e desmando dos caciques do poder local, que passam licenças com o beneplácito do Ministério do ambiente, para destruir matas nacionais históricas, linha costeira de defesa, reservas ambientais, recursos hídricos e tudo o mais que puderem- a mãe, o pai, o avô e a avó, e de caminho, os avós egrégios também, o futuro da prole dos próprios e sobretudo da prole dos outros, enfim, tudo o que lhes estiver à mão e soe ao vil metal.
Não acreditam? Venham ver o que vem acontecendo à linha costeira do centro, por exemplo, a sul de S. Pedro de Muel, venham ver o que tem vindo a acontecer à mata NACIONAL de D.Dinis, à beira da estrada mais ocidental que a atravessa, paralela ao mar (partindo de S.Pedro, direcção Nazaré). Câmaras envolvidas? Marinha Grande e Alcobaça pelo menos, depois haverá outras a sul e a norte que o fenómeno é, infelizmente, contínuo e generalizado. Ministério envolvido? O do ambiente, neste caso , noutros também o das Obras.
Na verdade, a "paisagem" é esta, a Sul e a Norte do Tejo... Quanto à água, não duvido que ambos sejam profundos conhecedores da mesma, sobretudo na arte de "a meter"....
Eng. Lino, vá de passeio
(por exemplo para a Holanda) aprender qualquer coisinha que bem precisa quanto a localizações aeroportuárias e não diga mais disparates. Para isso tínhamos um especialista: o ministro da Economia. Cada macaco no seu galho.


Disclaimer ( não tenho tempo para responder nos tribunais sumários do regime do regime facho- socialista. Tenho medo pois)
Tudo isto que acima escrevi, claro, me quer parecer no meu mundo ficcionado, não quer dizer que se refira a Portugal. Linos há muitos Correias ainda mais. O que está nos links foi o governo que escreveu. Nem mesmo se confirma que o dono do IP se reveja neste conteúdo. Estamos no domínio da literatura, único lugar onde podemos ainda ter liberdade de expressão de opinião quanto a figuras públicas no poder.

Sem comentários: