domingo, maio 18, 2008

Joaninhas em excesso




Embora nunca tenha sido minha ideia vender chás ou canivetes, a busca de informação sobre esses dois temas parece ser a motivação principal dos meus leitores. O que não esperava era que a procura de joaninhas superasse os motivos anteriores. Isso está a acontecer. Ultimamente vêm quase todos à procura de joaninhas como predadores. Assim terei que acrescentar alguma informação sobre o assunto.

Quando se introduzirem predadores num ecossistema em equilíbrio será sempre prudente pensar em colocar simultaneamente predadores dos predadores o que nos leva a uma cadeia de predadores que acabará sempre por incomodar o rei da natureza, ou seja, o ser humano.

O site da Universidade do Kentucky dá umas dicas de como resolver o problema da infestação das casas embora seja só para passar o Inverno (as joaninhas não comem roupa nem papel). Podemos colocar mosquiteiros, selar fendas, e se já entraram dentro de casa, podemos aspirá-las (colocando um lenço de barreira na entrada do saco, que reterá as joaninhas; depois tiramos o lenço e libertamos as joaninhas). Outra forma é o insecticida químico o que seria bastante irónico já que a razão pela qual inundámos o ecossistema de joaninhas foi precisamente o facto de não querermos usar insecticidas químicos.

Não sei qual o predador específico de joaninhas mas os dois links seguintes permitem-nos verificar que um ecossistema em equilíbrio, uma floresta completa por exemplo (se o ser humano a deixar em paz e não lhe cortar razo o sub-bosque- as chamadas "limpezas da mata"- e não a transformar em indústria de produção intensiva em regime de monoespécie), uma floresta digna desse nome tem bichinhos com todas as dietas imagináveis que contribuem por isso mesmo para assegurar precisamente esse equilíbrio, do qual dependem aliás.

Aves insectívoras e controle de pragas nas florestas

Mamíferos insectívoros (em Inglês)

Sem comentários: