domingo, outubro 14, 2007

Títulos e guias (de imagem) 1

"Há uma coisa que está sendo tão vulgar como ter febres: é contrair um título. Os mesmos condados, que há pouco tempo ainda tinham um carácter quase exclusivamente hereditário, rebentam hoje no corpo social com a frequência dos unheiros e das espinhas carnais. Para o indivíduo que se deitou simples João Fernandes e que de repente acordou visconde Fernandes ou conde João, a mudança de condição equivale à mudança de país. João Fernandes acha-se de um modo súbito empenhado nas obri­gações e nas responsabilidades do seu novo estado social exactamente como poderia achar-se, despejado de um balão, nas ruas de Pequim.

Há nesta conjuntura um serviço relevante que prestar a João Fernan­des: é dar-lhe um guia. Convidamos a literatura pátria a produzir essa obra de uma importância capital e de uma necessidade extrema.
Ansiosos de sermos úteis a João Fernandes, à sociedade que o recebe, e ao país que o deita, temos a honra de oferecer ao escritor que o quiser preencher o plano do livro urgentemente reclamado pelo país, pela sociedade e ­por João Fernandes.
Título da obra - Carta de guia de João Fernandes nos usos e nos costumes ­das altas condições sociais.

Introdução - Demonstre-se a João Fernandes que o espírito de imitação é a -primeira das faculdades nas naturezas subalternas como a sua. Que, destinado a viver de imitar os outros, ele deve proibir-se absolutamente de inventar ou de produzir o que quer que seja, pondo todas as forças do seu ser unica e exclusivamente em procurar modelos bons e em imitá-los bem. (…)"

Ramalho Ortigão, Do tamanco aos arminhos - Carta de guia”, As Farpas,Janeiro 1876

Sem comentários: