terça-feira, julho 03, 2007

CRUP no Parlamento

Interessante, mas para quem está de fora, pouco se percebeu do que de facto está em discussão. Para quê emitir em directo um debate assim? Interessante , claro. Interessante verificar a aura de prestígio que ainda tem o "senhor reitor": embora um dos deputados mascasse uma pastilha (calculo eu embora não tenha feito balõezinhos) numa boa, tipo "cool" e atendesse o telemóvel sem problema algum, outro enviasse sms imediatamente depois de ter falado, sentiu-se no tom das intervenções a deferência dos senhores deputados perante os senhores reitores. Protestam estes contra a ingerência da tutela, mas ninguém colocou e muito menos respondeu a uma questão: se todas as universidades têm tido a mesma forma de governação, se nalgumas isso não resultou em qualidade de ensino acima de qualquer suspeita então não é o sistema anterior que garante a qualidade de ensino. Algo deve mudar. Mas acham que cada instituição deve escolher para si o figurino. Pois claro, e digam-me então: o que as impediu (àquelas de baixos resultados) de escolher um sistema melhor até agora? Nada. Escolheram, de facto, o figurino que lhes convinha para eternizar os tachos enquanto o ensino e a qualidade do mesmo tem sido para elas um epifenómeno sem importância nenhuma - enquanto a torneira OGE estiver aberta e houver alunos mesmo que sejam uns tantitos* por turma.
Então, se algo tem que mudar no figurino, acham que são os próprios reizinhos que sempre se deram bem com o figurino anterior que vão mudar para um novo "frame" que os "framerá" ? Não deverá a tutela fazer o que deve fazer e não tem feito, ou seja, tutelar?

*Nas universidades talvez isso se passe menos mas o curso tradução de chinês do instituto politécnico de Airiel, é paradigmático. O curso é exemplar contando já com a colaboração de entidades externas como sejam as lojas de chineses que dão uma mãozinha nas aulas (da prof de Chinês que não fala nem Inglês nem Português) aos cinco alunos portugueses que se inscreveram na esperança de conhecerem gratuitamente Macau. O curso está aberto, autorizado pela tutela...

Sem comentários: