quinta-feira, maio 17, 2007

Não dito na educação III

A última, que corre em zunzum: quem tem só CEFs não pode ir a comendador.
De onde surgirá este boato lindíssimo? Isso apanha alguns antigos docentes de "tecnologias" que escaparam à razia da reforma de 92 (salvo erro, acho que foi nessa altura). Mas não só. Apanha tudo quanto, como eles, foram mantendo ofertas de cursos profissionalizantes. Para escapar ao horário zero? Pois talvez tenha sido, como muitos que esfregam as mãos de contentes por terem ido, com o medo ao horário zero, para os conselhos executivos, no período certo. Alguns destes são já irreversivelmente "comendadores" no seu auto-conceito.
Será que vai haver mais um patamar? A carreira dividida em 3: os comendadores, os profs com cursos regulares e os profs com CEFs. Estamos a falar dos profs da carreira. Tudo o mais é "intocável", underdog. Assim, consegue-se mais um estatuto para escravizar pessoas com o medo à lista de excedentários.
"Só cá estás porque há PRODEP, muito juizinho", diz o chefe-comendador-executivo que, por acaso, pela lista "antiga" (já a liquidaram, a listinha da graduação dos concursos "normais"?) e mesmo pela nova (se calhar) estaria menos graduado que um dos tais que "só lá está porque existe PRODEP". Alguns desses que "só lá estão porque existe PRODEP" até deixaram para outros colegas menos graduados as cadeirinhas que tinham dos cursos "nobres" para apoiarem os CEFs (ou para não perderem mais esse combóio , como queiram), mas que ainda estariam com cursos "de primeira" se tivessem puxado dos galões da lista antiga. Uma vez que o despacho 453 permite a contratação na área tecnológica de "especialistas" externos, percebemos que alguns dos que "só lá estão porque existe PRODEP" também só lá estão porque os CE ainda não têm o poder de exonerar. Mas os CE podem já esvaziar horários de colegas, a pouco e pouco, para lá colocar um "especialista" sobrinho.
Que tal como reforço do saber tecnológico, que tal como choque tecnológico?
Que tal um governo que se prepara para dar todo o poder a estas pessoas exemplares que dizem estas "coisas" a um colega pela simples razão de que já "podem" fazê-lo ?
Que tal estes "istos" com o poder todo de decidir quem fica e quem sai?
Este filme de terror está a passar num cinema perto de si.

Sem comentários: