sábado, maio 05, 2007

Finalmente a esperança de reforma no superior?

Será agora que vai acabar a pouca vergonha da gestão no ensino superior politécnico? Será que é para todos ou só para os que não têm cartão rosa? Será de vez, será agora finalmente que os barões do ensino politécnico ( e não falo apenas dos presidentes, refiro-me à clique no poder toda)vão ter que prestar contas? Será que o financiamento vai depender de outras fontes que não o inesgotável (como tem sido para eles) Orçamento Geral do Estado?
E será que se estudaram formas de impedir que os presidentes deixem a semente atrás com amigalhaços diferentes no poder, mas muitíssimo semelhantes já que eram braços direitos e esquerdos já antes e que irão preservar a continuidade da pouca vergonha?
E já agora deixo aqui clara a minha posição, acho que os melhores ministros que tem este governo são este -o do superior e o da saúde, merecem bem que os deixem trabalhar até ao fim. Vamos ver, ainda lhes dou o benefício da dúvida. O ministro da saúde deveria ter esperado como Mariano Gago, e fazer a reforma do SNS no seu todo, e não fechar aqui e ali sem nada abrir, sem que fosse clara a visão de conjunto que nem ele ainda tinha quando anunciou, encerrou e ameaçou. Teixeira von Heiligen é um bom técnico a quem pediram para reduzir o défice à custa dos trabalhadores do Estado e se fosse possível mandar 100 000 dar uma volta então seria ouro sobre azul. E ele cumpre e até agora bem, obedientemente, tem feito tudinho (dentro do politicamente possível) para conseguir esse objectivo. Este e os outros ministros entendem-se bem com os interesses económicos (sobretudo de certa alta finança) para os quais têm trabalhado com afinco.