quarta-feira, agosto 29, 2007

Nós do Porto e o aeroporto

Realmente magnífica a obra realizada em termos de acessos à capital do Norte. No entanto, é melhor ser-se do Porto para os utilizar, ou ser-se fortíssimo conhecedor de geografia de Portugal e do norte e do Porto em particular se se não tiver GPS no carro e se se tiver cometido o erro grave de não ter consultado o mapa previamente, planeando a aventura radical de encontrar o aeroporto do Porto, passe a cacafonia.
Já tendo alcançado o Porto e tendo sido percorridos muitos kms, sentimos que estamos já a ultrapassar a cidade para o Norte, começamos então a ter a sensação de que a indicação para o aeroporto já deveria ter aparecido, e os nervos começam a agitar-se. Mais adiante, já não se pode adiar a questão- temos que escolher- aparecem-nos três enormes tabuletas a azul- A3 e outras As ( muitas) todas para o norte (para Viana ou Braga) era uma das tabuletas, a outra indicava Ponte Arrábida (entre outros destinos que não o ansiado aeroporto) e uma terceira dizia Maia ou qualquer sítio assim mais local, já nem me lembro e em 6 segundos a decisão tem que ser tomada -é uma espécie de rally paper portanto e para quem adivinhar onde fica Pedras Rubras o prémio é chegar mais ou menos a tempo de apanhar um avião ou de não fazer esperar muito quem chega e por nós aguarda na aerogare. A escolha foi feita com base na memória: Ponte Arrábida. Já que a opção pelas autoestradas nada garantia ter saída para o aeroporto, destino ridículo aliás para quem está tão bem no cantinho-sair não faz sentido e chegar também é estúpido, já que cada qual estava tão bem no sítio onde estava antes... e se insistem em se deslocarem de avião que apanhem táxis, assim devem pensar os decisores de tabuletas que em nada promovem o acesso por automóvel do cidadão comum e ignaro (ou seja do sul) à aerogare do Norte. A seguir à opção tomada, respiramos de alívio, mais à frente então aparecem as tabuletas "aeroporto" a premiar a nossa decisão e então tudo corre bem , somos dirigidos convenientemente pelo labirinto de acessos de alta velocidade ao nosso destino.
Mais tarde quando finalmente conseguimos recolher os nossos visitantes chegados ao tal aeroporto também conhecido por Sá Carneiro e quisemos regressar foi muitíssimo mais interessante . Para os senhores projectistas do norte, o destino aeroporto tem pouca importância mas sempre vai aparecendo desde que a decisão tomada muito anteriormente à primeira indicação do mesmo tenha sido a correcta. Agora querer alcançar o ridículo destino Lisboa, isso já é pedir demais. "Ainda agora chegou e já quer voltar à capital? -pensam as tabuletas- então vamos ver se é bom em geografia...". Indicações de autoestradas, muitas, todas para o Norte, até Galiza lá aparece, mas nada parecido com Lisboa, Sul ou A1 é indicado durante quilómetros a fio em que temos que decidir por exclusão de partes: Maia, escolhi eu, achando que era a única direcção para sul. De resto, passada a Maia, Porto escolhe-se sempre e há uma tabuleta então magnífica em termos de mensagem implícita e explícita: diz ela" Porto (Lisboa)"- respiramos de alívio, a cidade Lisboa finalmente mencionada embora entre parêntesis e em letra mais pequena e por baixo do Porto, como deve ser, aliás. Entretanto, o Porto afasta-se de nós ....Porto 9 km, Porto 13, susto, Porto 11, bem tudo bem, pensamos, deve ser a cintura externa do Porto. Após vários kms e opções pelo Porto, aparece-nos finalmente e como grande prémio a tão desejada A1- Lisboa, imagine-se a sensação de vitória, o corpo a pedir descanso do herói, já que tudo isto acontece a velocidades nada relaxantes e a adrenalina está no máximo ou perto. Claro que só podemos cantar vitória muito à frente, passada a portagem da A1: aí chegados já nada há a perturbar o andamento, pelo menos quanto a decisões a tomar. Há, claro, o sofrimento ainda das obras na A1 mas isso é já coisa nenhuma depois da nossa demanda anterior...

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